Gestão de talentos humanos no desenvolvimento de capacidades competitivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10264

Palavras-chave:

Competências gerenciais, Responsabilidade social universitária, Professor

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a gestão do talento humano para o desenvolvimento das capacidades competitivas dos professores de uma universidade pública da comuna de Puerto Montt, região De los Lagos. Metodologicamente, baseou-se em um estudo descritivo-correlacional e transacional. A amostra incluiu 265 acadêmicos de nível universitário, com procedimento não probabilístico. Foi aplicado um questionário validado. Ambos os questionários do tipo Likert obtiveram alta confiabilidade de 0,955, respectivamente. Os resultados apontaram correlação positiva e moderada entre gestão de talentos humanos e capacidade competitiva. Conclui-se que tanto os professores quanto as professoras, independentemente da idade, contribuem para o talento humano e a capacidade competitiva na universidade chilena. Ambos os sexos possuem habilidades, conhecimentos e experiências valiosas que enriquecem o ambiente acadêmico. Atualmente, observa-se um aumento na participação de professoras com idades entre 30 e 50 anos.

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Biografia do Autor

Amely Vivas, Universidad Miguel de Cervantes

Acadêmica do Programa de Mestrado Acadêmico.

Oscar Alfredo Rojas Carrasco, Universidad Miguel de Cervantes

Diretor de Inovação e acadêmico do programa de mestrado.

Ximena Figueroa, Universidad de Tarapacá

Acadêmica do Departamento de Tecnologia Médica.

Celia Bórquez, Universidad de Tarapacá

Decana Tecnóloga Médica em Laboratório Clínico e Medicina Transfusional da Unidade UTA FACSAL.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

VIVAS, A.; CARRASCO, O. A. R.; FIGUEROA, X.; BÓRQUEZ, C. Gestão de talentos humanos no desenvolvimento de capacidades competitivas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023013, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10264. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10264. Acesso em: 22 abr. 2024.

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