Nuances: estudos sobre Educação

ISSN (on-line): 2236-0441

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Premiação Edital Anped

 
Revista Nuances é contemplada em edital da Anped e terá subsídio em número especial como premiação.  
Publicado: 2015-01-09 Mais...
 

Chamadas de textos para os próximos números temáticos

 

NÚMERO: maio/ago. - 2016

TEMÁTICO: “FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO”

EMENTA: O dossiê Filosofia da Educação elege o tema “A experiência do pensar em educação: identidade ou diferença” como o escopo principal para esta edição temática, o qual tem relação profunda com o tema da formação humana, tão caro à nossa tradição, mas que vem sofrendo uma série de reveses na cultura contemporânea marcada pelo empobrecimento da experiência, pelo predomínio da racionalidade burocrática, pela hipertrofia dos modos de governo e controle sobre a vida, o que redunda no risco da perda da capacidade humana de pensar e julgar. Todos esses aspectos foram denunciados, sob diferentes perspectivas, por pensadores como Walter Benjamin, Theodor Adorno, Hannah Arendt, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben. Ao se eleger a experiência do pensar em educação articulada às noções de identidade e diferença, o que se pretende trazer para o debate são os problemas relativos às diversas compreensões acerca do caráter moralizador da escola e da possibilidade de se constituir um tempo e um espaço para o pensamento filosófico sobre a ética e sobre as condutas adotadas em consonância ou não com a configuração da biopolítica atual. Essa é uma discussão central tanto às metodologias do ensino da Filosofia quanto aos aspectos da elaboração das políticas públicas sobre educação, sustentadas pelas lutas em busca da identidade de grupos minoritários ou pelas tentativas de afirmação ética das diferenças. Ela também procura matizar a discussão sobre os sentidos da experiência do pensar, privilegiando uma reflexão sobre os afetos e o pathos, até então desconsiderados pelos saberes escolares e pelas práticas que almejam incluir os diferentes, instituindo um paradigma político educacional supostamente de inclusão, mas que precisa ser analisado em seus efeitos éticos e políticos do ponto de vista do pensamento filosófico e educacional contemporâneos. Com base nisso, este dossiê pretende reunir estudos que ofereçam abordagens capazes tratar tais problemas com acuidade filosófica e relevância pedagógica para se refletir sobre a ação docente e o papel da formação cultural e social das escolas brasileiras.

PRAZO PARA SUBMISSÃO: 31/03/2016

 
Publicado: 2011-08-02 Mais...
 
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Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.
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