O CUIDAR E O EDUCAR OBSERVADOS NA INTERAÇÃO E NA BRINCADEIRA PLANEJADAS POR DUAS PROFESSORAS DO BERÇÁRIO

Izabel Carvalho da Silva Vieira, Gilza Maria Zauhy Garms

Resumo


A pesquisa qualitativa, caracterizada como descritiva-analítica, aqui apresentada, vinculou-se à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude” e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP e foi realizada durante os anos de 2014-2016, e teve por objetivo verificar se as práticas de professoras do Berçário condiziam com a Proposta Pedagógica da creche e se estas cumpriram as determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Para a realização da investigação, foram selecionados os seguintes instrumentos metodológicos: análise documental, entrevista semiestruturada e observação. Com a análise documental, inferimos que grande parte dos itens estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foram cumpridos no documento da creche. Nas entrevistas, as respostas das professoras não evidenciaram questões referentes a interação e a brincadeira, como práticas a serem promovidas na creche, mas, ao ressaltarem que há uma especificidade na creche, através do brincar, inferimos que retrataram os eixos, pois estes se inter-relacionam. Os resultados revelaram que as práticas planejadas intencionalmente para a ocorrência de interação e brincadeira respondem mais às experiências vistas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do que àquelas especificadas no Projeto Pedagógico da instituição. A instituição investigada apresenta uma estrutura diferenciada e a formação das professoras, bem como, o modo como se consideram professoras-pesquisadoras. Em razão disso, se notabilizam num contexto quase sempre tão necessitado de práticas que integrem o cuidar e o educar, por meio de interações e brincadeiras.


Palavras-chave


Creche; Proposta Pedagógica; Prática Pedagógica; Interação e Brincadeira.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5139


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com