BREVE ENSAIO SOBRE LEITURA DE IMAGENS NA LITERATURA INFANTIL

Rosa Maria Hessel Silveira, Edgar Roberto Kirchof, Iara Tatiana Bonin

Resumo


O artigo apresenta uma análise da leitura de imagens de um livro de literatura infantil cuja narrativa se constrói basicamente pela sequência de ilustrações, que incluem recursos das histórias em quadrinhos. O material empírico consiste de transcrição de 3 sessões de leitura conjunta por três grupos de alunos dos anos iniciais. O livro trabalhado foi “Tibi e Joca – uma aventura de dois mundos”, de autoria de Cláudia Bisol, ilustrações de Marco Cena, que foi apresentado de forma integral através de transparências, para que as crianças efetuassem sua interpretação da narrativa. A análise das intervenções das crianças de 3 escolas em contextos diferentes apontou distinções nas formas de leitura da obra, possivelmente devidas ao domínio diferenciado das convenções de linguagem das histórias em quadrinhos, assim como mostrou multiplicidade de sentidos que as imagens podem trazer. A base teórica foi buscada em estudos sobre leitura, literatura infantil e sobre história em quadrinhos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3727


Palavras-chave


Literatura infantil; Leitura; Ensino Fundamental 1º a 4º

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3727


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com