UMA EVIDÊNCIA EXPERIMENTAL DO CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DO ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DO GRUPO IDEAL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.325Palavras-chave:
representações sociais, representações profissionais, grupo idealResumo
Este artigo apresenta uma evidência experimental da noção de representação profissional. Após descrever essa categoria particular de representações sociais e os interesses que ela representa no domínio da educação, descrevem-se dois protocolos experimentais inscritos no âmbito da teoria estrutural que permitem a identificação de diferenças entre as representações sociais e representações profissionais. Estes protocolos são baseados na técnica de “pôr em questão”, e centram-se na representação do grupo ideal. Eles foram submetidos a 1.001 alunos da licenciatura de Ciências da Educação da Universidade de Toulouse-Le Mirail (296 para o primeiro e 705 para o segundo). Os resultados mostram diferenças na composição do sistema central da representação no contexto em que o objeto é pensado (social versus profissional). Eles também salientaram o caráter muito estável ao longo do tempo no núcleo central das representações e a necessidade de uma contextualização dos objetos no estudo da inserção social e profissional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.