A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A FUNÇÃO DE CUIDAR-EDUCAR AS CRIANÇAS

Rosangela Aparecida Galdi da Silva

Resumo


Este texto introduz a discussão acerca da profissionalidade docente, a partir da função dos professores de Educação Infantil. O objetivo é investigar a relação existente entre a função de cuidar-educar as crianças pequenas e o desenvolvimento profissional de seus professores. As experiências da Itália, Suécia e Portugal contribuíram para iluminar a discussão referente ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional das creches e pré-escolas. Nesta investigação, foram identificados desafios aos profissionais no que concerne ao estabelecimento de relação com a família das crianças, ao atendimento das necessidades das próprias crianças e, ainda, quanto à definição de currículo para a educação infantil. Os resultados evidenciam perspectivas para a busca da profissionalidade docente pelos professores de Educação Infantil.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3116


Palavras-chave


Educação Infantil; Profissionalidade; Cuidado-educação; Creche; Pré-Escola

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3116


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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