A gênese da propriedade capitalista da terra: da formação territorial do Mato Grosso do Sul à manutenção da grande propriedade / The genesis of capitalist land ownership: the territorial formation of Mato Grosso do Sul and the maintenance of large property / Génesis de la propiedad capitalista de la tierra: la formación territorial de Mato Grosso do Sul y el mantenimiento de la gran propiedad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.9358

Palabras clave:

, Concentração Fundiária, Política Fundiária, Propriedade Privada

Resumen

O estado de Mato Grosso do Sul apresenta forte concentração fundiária, marcada pela violência decorrente do latifúndio, da expropriação de pequenos camponeses e do assassinato de indígenas. Este trabalho objetiva analisar a gênese da concentração de terras no estado de Mato Grosso do Sul, a partir da compreensão e análise do processo de formação territorial marcado, sobretudo, por estratégias de apropriação de terras legitimadas pelo Estado, por meio de favorecimentos legislativos concedidos às elites fundiárias locais. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica a respeito da temática da Questão Agrária e da inserção das terras do Mato Grosso do Sul na lógica capitalista, a partir dos estudos de autores como: Martins (1981; 1994), Oliveira (1996; 2010), Moreno (2007), Queiroz (2008), Fabrini (2008), Almeida (2011), Nardoque (2015; 2018). Assim como dados do Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA) e representações cartográficas para demonstrar a concentração fundiária vigente no estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Fernanda Luiz, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CNPq.

Leticia Alves Leonardo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutoranda, Mestre e Graduada em Geografia pela UFMS/CPTL. Integrante do Laboratório de Geografia Agrária (GEOAGRÁRIA) da UFMS/CPTL. Bolsista CAPES.

Sedeval Nardoque, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Graduação Geografia pelo Centro Universitário de Jales; Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado

2023-02-13

Cómo citar

Luiz, L. F., Leonardo, L. A., & Nardoque, S. (2023). A gênese da propriedade capitalista da terra: da formação territorial do Mato Grosso do Sul à manutenção da grande propriedade / The genesis of capitalist land ownership: the territorial formation of Mato Grosso do Sul and the maintenance of large property / Génesis de la propiedad capitalista de la tierra: la formación territorial de Mato Grosso do Sul y el mantenimiento de la gran propiedad. REVISTA NERA, 26(65). https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.9358

Número

Sección

ARTÍCULOS