A gênese da propriedade capitalista da terra: da formação territorial do Mato Grosso do Sul à manutenção da grande propriedade / The genesis of capitalist land ownership: the territorial formation of Mato Grosso do Sul and the maintenance of large property / Génesis de la propiedad capitalista de la tierra: la formación territorial de Mato Grosso do Sul y el mantenimiento de la gran propiedad
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.9358Keywords:
, Concentração Fundiária, Política Fundiária, Propriedade PrivadaAbstract
O estado de Mato Grosso do Sul apresenta forte concentração fundiária, marcada pela violência decorrente do latifúndio, da expropriação de pequenos camponeses e do assassinato de indígenas. Este trabalho objetiva analisar a gênese da concentração de terras no estado de Mato Grosso do Sul, a partir da compreensão e análise do processo de formação territorial marcado, sobretudo, por estratégias de apropriação de terras legitimadas pelo Estado, por meio de favorecimentos legislativos concedidos às elites fundiárias locais. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica a respeito da temática da Questão Agrária e da inserção das terras do Mato Grosso do Sul na lógica capitalista, a partir dos estudos de autores como: Martins (1981; 1994), Oliveira (1996; 2010), Moreno (2007), Queiroz (2008), Fabrini (2008), Almeida (2011), Nardoque (2015; 2018). Assim como dados do Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA) e representações cartográficas para demonstrar a concentração fundiária vigente no estado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REVISTA NERA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.