A GEOGRAFIA E A HISTÓRIA DA LUTA PELA TERRA EM MATO GROSSO DO SUL / The geography and history of the struggle for land in Mato Grosso do Sul: achievements and challenges to the peasantry / La geografía y la historia de la lucha por la tierra en Mato Grosso do Sul: logros y desafíos para el campesinado
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.7850Palabras clave:
Latifúndio, Movimentos Socioterritoriais, Reforma agrária, Luta pela Terra.Resumen
Resumo:Este artigo tem o objetivo contribuir para uma reflexão acerca da questão agrária em Mato Grosso do Sul. Relatamos os processos históricos da grilagem de terra e expulsão das populações do campo pelo capital monopolista que teve como consequência, por um lado, a concentração da terra e o desenvolvimento do capitalismo no campo, mas por outro, fez com que os sujeitos excluídos se organizassem para lutar pela recriação camponesa por meio dos movimentos socioterritoriais. Esta luta levou a territorialização camponesa expressa na conquista dos assentamentos rurais no estado. A metodologia do artigo tem como base, em sua primeira parte, a discussão teórica a partir de livros, artigos de periódicos e teses de doutorado relacionada à luta pela terra no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul. Na segunda parte desenvolvemos pesquisa de campo junto aos órgãos federal, Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e estadual, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do Mato Grosso do Sul (AGRAER).
Como citar este artigo:
ASSUNÇÃO, Adenilso dos Santos; CAMACHO, Rodrigo Simão. A geografia e a história da luta pela terra no Mato Grosso do Sul: conquistas e desafios para o campesinato. Revista NERA, v. 25, n. 62, p. 22-50, jan.-abr., 2022.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-11-23 (2)
- 2022-01-19 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA NERA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.