EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá

Autores/as

  • Roni Mayer Lomba Universidade Federal do Amapá
  • Josiane Pereira Cardoso Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.6568

Palabras clave:

Método de educação do campo, desenvolvimento rural, desigualdade social

Resumen

A pesquisa tem o objetivo de analisar as contribuições pedagógicas e socioeconômicas das seis Escolas Família Agrícola (EFAs) existentes no Amapá, utilizando como paralelo a metodologia da pedagogia da alternância e compreendendo seus resultados no desenvolvimento local e formação social. Entende-se a pedagogia da alternância como ferramenta importante para formação do aluno que convive diretamente com o rural interligando a realidade teórica com a prática e aprimorando seus saberes numa concepção holística e formação crítica. Foram realizadas entrevistas em campo, revisão bibliográfica e dados estatísticos a partir de uma abordagem quali-quantitativa. Conclui-se, resultante dos diversos problemas encontrados, que as EFAs contribuem na formação dos alunos e apesar de ser uma importante ferramenta pedagógica para educação rural, ela depende de interesse político e da comunidade envolvida, junto ao investimento e compreensão da realidade para galgar melhor formação profissional e promover avanços sociais.

 

Como citar este artigo:

LOMBA, Roni Mayer; CARDOSO, Josiane Pereira. Educação do campo e pedagogia da alternância: uma análise das Escolas Família Agrícola do Amapá. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 361-384, mai.-ago., 2020

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roni Mayer Lomba, Universidade Federal do Amapá

Graduação em Geografia (UFMS)

Mestrado em Geografia (UFMS)

Doutorado em Geografia (USP)

Docente dos Cursos de Geografia, Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Geogafia da Universidade Federal do Amapá

Josiane Pereira Cardoso, Universidade Federal do Amapá

Graduação em Pedagogia (IESAP)

Especialista em Metodologia do Ensino Superior 

Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIFAP)

Publicado

2020-04-13

Cómo citar

Lomba, R. M., & Cardoso, J. P. (2020). EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá. REVISTA NERA, (53), 361–384. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.6568

Número

Sección

ARTÍCULOS