CONFLITUALIDADE E DISPUTA PARADIGMÁTICA DO CONCEITO DE MOBILIDADE TERRITORIAL DO TRABALHO/Conflictuality and paradigmatic dispute the concept of territorial mobility of labor/ Conflitualidade y debate paradigmático del concepto de movilidad territorial del trabajo
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i36.5227Palabras clave:
Mobilidade territorial do trabalho, debate paradigmático, conflitualidade.Resumen
O objetivo central deste texto é propor e realizar o debate paradigmático entre as distintas visões sobre o conceito de “mobilidade territorial do trabalho”, resgatando suas principais polêmicas, discordâncias, e lacunas em relação ao conceito em apreço. A discussão sobre conceitos tem um papel importante dentro do debate paradigmático, porque traz à luz as intencionalidades dos pensadores e revelam suas posições políticas. Nesta reflexão, propomos a existência de dois paradigmas fundamentais na análise da mobilidade territorial do trabalho, que disputam territórios na interpretação deste processo, ao qual denominamos o primeiro de Paradigma Capitalista da Mobilidade Perfeita (PCMP) e o segundo de Paradigma da Questão da Mobilidade do Trabalho (PQMT).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.