PROFUNDIZACIÓN DEL CAPITALISMO AGRARIO EN EL URUGUAY: DINÁMICAS EN EL ESPACIO AGRARIO DURANTE EL COMIENZO DEL SIGLO XXI/Aprofundamento do capitalismo agrário no Uruguai: dinâmica no espaço agrário durante o início do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i35.3797Palabras clave:
Espaço agrário, Agronegócio, Políticas Agrárias, Uruguai.Resumen
O agronegócio é um agente re-estruturador do espaço agrário, caracterizado pelo emprego do medio técnico-científico-informacional, o qual gera um aprofundamento das relações capitalistas de produção no campo. Neste contexto, durante este trabalho são analisadas as principais mudanças territoriais no espaço agrário do Uruguai durante o início do século XXI. Utilizam-se as fontes de dados os anuários estatísticos e os censos agropecuários (2000 e 2011) para identificar as principais mudanças. Dentre essas destacam-se as seguintes: modificações na concentração das unidades produtivas, uma diminuição histórica da população e dos trabalhadores rurais e o aumento da agriculturização da produção. Conclui-se que o Uruguai é um território (Estado-Nação) de grande atração para o investimento do capital transnacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.