A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ASSESSORIA TÉCNICA, SOCIAL E AMBIENTAL AOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NOS ANOS DE 2002 A 2008: DIRETRIZES, FORMATOS INSTITUCIONAIS E DINÂMICA DE EXECUÇÃO (The implementation of the program...)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.3014Palabras clave:
Assessoria técnica, assentamentos rurais, agricultores assentados, reforma agrária.Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar a dinâmica de execução do programa de assessoria técnica, social e ambiental aos assentamentos de reforma agrária no estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2002 a 2008, levando-se em consideração as diretrizes, os formatos institucionais e o modo de funcionamento preconizado em seus manuais operacionais. Argumenta-se aqui, que a correspondência entre as diretrizes, os formatos institucionais preconizados e o modo de execução das ações do referido programa junto às famílias de agricultores assentados estão diretamente relacionadas à dinâmica das lutas sociais travadas em favor da realização de uma reforma agrária e do "lugar" ocupado por esta política nas estratégias de desenvolvimento rural, em curso no país.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.