Renda agrária em contextos de alta produtividade: as contradições emergentes no atual regime de produção agropecuária argentino
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i22.2070Palabras clave:
teoria do valor, renda absoluta, desenvolvimento das forças produtivas, agronegócio, camponeses.Resumen
Este trabalho tem como objetivo identificar o impacto, na produção agrícola argentina, do significativo nível de desenvolvimento das forças produtivas deste setor. A partir da hipótese da identificação da composição orgânica dos capitais agrícolas e industriais, refletimos os efeitos deste processo de expansão da produtividade agrícola no espaço agrário, em particular nas disputas pela renda agrária. Tomando como referência as teses de Marx no volume três do Capital sobre a renda da terra, analisamos o impacto potencial desta situação de homogeneização da composição técnica das forças produtivas nos diferentes ramos de produção. O objetivo é interpretar as tendências prováveis tanto em relação à disputas entre diferentes frações de capital, como do seu impacto na subsunção real do trabalho ao capital agrário sobre os produtores familiares e o meio natural.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.