Las contradicciones de la energía renovable en el semiárido brasileño: el caso de la injusticia ambiental producida por la empresa de energía solar en la Comunidad Quilombola Pitombeira (PB)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v28i1.10639Palabras clave:
Comunidades tradicionales, Impactos ambientales, TerritorioResumen
A expansão das energias renováveis no Semiárido tem ameaçado os territórios e as territorialidades de povos e comunidades tradicionais, agravando o cenário de injustiça ambiental. Por meio de estudo de caso, objetiva-se discutir a injustiça ambiental acometida a uma comunidade quilombola da região, em decorrência dos processos de instalação e operação de um parque solar localizado nas suas proximidades, buscando evidenciar os impactos decorrentes desta modalidade de produção de energia. A metodologia privilegiou a realização de entrevistas abertas e rodas de conversa com moradores. Com a análise dos dados, comprovou-se o quadro de injustiça ambiental no qual a comunidade quilombola se encontra, em meio a impactos cumulativos gerados pelo parque solar, os quais desestabilizam o equilíbrio ecológico e limitam a vida em sociedade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA NERA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.