RThe contradictions of renewable energy in the Brazilian semiarid: the case of environmental injustice produced by solar energy enterprise in the Quilombola Community Pitombeira (PB)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v28i1.10639Keywords:
Traditional communities, Environmental impacts, TerritoryAbstract
A expansão das energias renováveis no Semiárido tem ameaçado os territórios e as territorialidades de povos e comunidades tradicionais, agravando o cenário de injustiça ambiental. Por meio de estudo de caso, objetiva-se discutir a injustiça ambiental acometida a uma comunidade quilombola da região, em decorrência dos processos de instalação e operação de um parque solar localizado nas suas proximidades, buscando evidenciar os impactos decorrentes desta modalidade de produção de energia. A metodologia privilegiou a realização de entrevistas abertas e rodas de conversa com moradores. Com a análise dos dados, comprovou-se o quadro de injustiça ambiental no qual a comunidade quilombola se encontra, em meio a impactos cumulativos gerados pelo parque solar, os quais desestabilizam o equilíbrio ecológico e limitam a vida em sociedade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 REVISTA NERA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.