Transferência de valor e agronegócio: as Timber Investment Management Organizations (TIMO) no complexo eucalipto-celulose-papel em Mato Grosso do Sul (MS) - Brasil/ Value transfer and agribusiness: Timber Investment Management Organizations (TIMO) in the eucalyptus-cellulose-paper complex in Mato Grosso do Sul (MS) - Brasil / Transferencia de valor y agronegocio: las Timber Investment Management Organizations (TIMO) en el complejo eucalipto-celulosa-papel de Mato Grosso do Sul (MS) - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v27i4.10625Palabras clave:
financiarización de la agriculturacultura, agronegocio, papel y pastaResumen
O texto em tela é uma investigação do processo de transferência de valor a partir das TIMO’s que operam no agronegócio de eucalipto, celulose e papel no leste do Mato Grosso do Sul. Tem como matrizes teórico-metodológicas a Teoria Marxista da Dependência e a Geografia. Em termos de procedimentos metodológicos, recorremos à análise do material bibliográfico e documental, sobretudo aqueles referentes às informações disponibilizadas pelas empresas Suzano e Eldorado, ou pelos representantes do setor. O foco, contudo, foi a análise das informações e dados obtidos a partir de documentos das empresas TTG Brasil, Lacan Florestal e Valor Florestal, os quais ajudaram a lançar luz sobre a hipótese de que financeirização do agronegócio de eucalipto, celulose e papel no Mato Grosso do Sul passa pelo processo de transferência de valor vista a partir das estratégias da TIMO’s. Dentre os resultados, destaca-se o rastreamento e a identificação das TIMO’s que estão presentes em Mato Grosso do Sul, bem como os municípios de atuação, área sob controle, operações financeiras e nexos objetivos que conectam, com determinadas mediações, o capital estrangeiro e nacional/local no processo de apropriação e transferência de valor a partir do setor de celulose e papel.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA NERA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.