Fluxos econômico-ecológicos de Sistemas Agroflorestais Sucessionais na Serra dos Tapes (SAFST), Rio Grande do Sul / Economic-ecological flows of Successional Agroforestry Systems in Serra dos Tapes (SAFST), Rio Grande do Sul / Flujos económico-ecológicos de Sistemas Agroforestales Sucesionales en la Serra dos Tapes (SAFST), Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v27i3.10309Palabras clave:
Agricultura familiar, Agroflorestas, Agroecologia, Desenvolvimento sustentável, Soberania alimentarResumen
O objetivo deste estudo é conhecer os fluxos econômico-ecológicos dos Sistemas Agroflorestais Sucessionais (SAFS) em agroecossistemas agroecológicos na região da Serra dos Tapes (RS). Para isso foi utilizado o método LUME: Avaliação Econômico-Ecológica de Agroecossistemas desenvolvido pela Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA), a partir de suas experiências acumuladas desde 1989. Este método fornece um aparato teórico-metodológico e analítico de modelo misto (quali-quantitativo). Com esta ferramenta, foram estudados três agroecossistemas agroecológicos que produzem em SAFS há mais de 10 anos. Dentre os principais resultados foi observado que os mesmos movimentam até 126 fluxos econômico-ecológicos e que os Sistemas Agroflorestais Sucessionais da Serra dos Tapes (SAFST) são subsistemas em expansão, apresentando capacidade e diversificação produtiva. Conclui-se que os SAFST são multifuncionais, ou seja, cumprem sua função primária de produzir alimentos, além de aumentar a biodiversidade e melhorar a condição socioeconômica dos locais estudados, fomentando mercados territoriais e sendo uma importante ferramenta para a reprodução ampliada da vida no contexto da agricultura familiar agroecológica desta região.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA NERA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.