Caminar entre los surcos de la tierra, aprender de las visualidades campesinas
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v28i1.10118Palabras clave:
Assentamentos rurais, Camponês, Educação do campo, Reforma agráriaResumen
A imagem da terra preparada para o cultivo pode alegoricamente apontar para as visualidades camponesas enquanto campo fértil de investigação e aprendizados. Nessa trilha, a escrita desse trabalho tem como objetivo contribuir para os estudos sobre visualidades, espacialidades e ensino, no contexto da reforma agrária popular no norte fluminense. Isso inspira a questão: como visualidades no assentamento Zumbi dos Palmares contribuem para processos educativos na/da espacialidade do campo? Com o intuito de responder tal pergunta, o trabalho propõe o diálogo teórico-conceitual entre os campos da Cultura Visual, das Espacialidades e da Cultura e Educação Popular, somados à um exercício de leituras de visualidades coletadas em campo. A metodologia participativa possibilitou a coleta de dados e orientou a discussão que reforça a imagem de solo fértil de pesquisa, como referência à espacialidade no/do assentamento em constante transformação. Portanto, a análise proposta indica novas miradas para a vida no campo, caminhando em direção a um projeto de sociedade menos desigual, justa e atenta ao que ensinam as visualidades camponesas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA NERA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.