Walking between grooves in the ground, learning from peasant visualities
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v28i1.10118Keywords:
Assentamentos rurais, Camponês, Educação do campo, Reforma agráriaAbstract
A imagem da terra preparada para o cultivo pode alegoricamente apontar para as visualidades camponesas enquanto campo fértil de investigação e aprendizados. Nessa trilha, a escrita desse trabalho tem como objetivo contribuir para os estudos sobre visualidades, espacialidades e ensino, no contexto da reforma agrária popular no norte fluminense. Isso inspira a questão: como visualidades no assentamento Zumbi dos Palmares contribuem para processos educativos na/da espacialidade do campo? Com o intuito de responder tal pergunta, o trabalho propõe o diálogo teórico-conceitual entre os campos da Cultura Visual, das Espacialidades e da Cultura e Educação Popular, somados à um exercício de leituras de visualidades coletadas em campo. A metodologia participativa possibilitou a coleta de dados e orientou a discussão que reforça a imagem de solo fértil de pesquisa, como referência à espacialidade no/do assentamento em constante transformação. Portanto, a análise proposta indica novas miradas para a vida no campo, caminhando em direção a um projeto de sociedade menos desigual, justa e atenta ao que ensinam as visualidades camponesas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 REVISTA NERA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.