Walking between grooves in the ground, learning from peasant visualities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v28i1.10118

Keywords:

Assentamentos rurais, Camponês, Educação do campo, Reforma agrária

Abstract

A imagem da terra preparada para o cultivo pode alegoricamente apontar para as visualidades camponesas enquanto campo fértil de investigação e aprendizados. Nessa trilha, a escrita desse trabalho tem como objetivo contribuir para os estudos sobre visualidades, espacialidades e ensino, no contexto da reforma agrária popular no norte fluminense. Isso inspira a questão: como visualidades no assentamento Zumbi dos Palmares contribuem para processos educativos na/da espacialidade do campo? Com o intuito de responder tal pergunta, o trabalho propõe o diálogo teórico-conceitual entre os campos da Cultura Visual, das Espacialidades e da Cultura e Educação Popular, somados à um exercício de leituras de visualidades coletadas em campo. A metodologia participativa possibilitou a coleta de dados e orientou a discussão que reforça a imagem de solo fértil de pesquisa, como referência à espacialidade no/do assentamento em constante transformação. Portanto, a análise proposta indica novas miradas para a vida no campo, caminhando em direção a um projeto de sociedade menos desigual, justa e atenta ao que ensinam as visualidades camponesas.

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Published

2025-01-03

How to Cite

de Souza Silva, L., & Pires de Queiroz, P. (2025). Walking between grooves in the ground, learning from peasant visualities. REVISTA NERA, 28(1). https://doi.org/10.47946/rnera.v28i1.10118

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