Trajetórias da produção agrícola e do autoconsumo na agricultura familiar de Salvador das Missões/RS: uma análise longitudinal entre os anos de 2002 e 2017 / Trajectories of agricultural production and self-consumption in family farming in Salvador das Missões/RS: a longitudinal analysis between 2002 and 2017 / Trayectorias de producción agrícola y autoconsumo en la agricultura familiar en Salvador das Missões/RS: un análisis longitudinal entre 2002 y 2017
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.9184Abstract
O artigo analisa as diferentes configurações assumidas pela produção para autoconsumo na trajetória da agricultura familiar de Salvador das Missões-RS. Para isso, o artigo conta com um estudo longitudinal de 58 famílias, cujos dados, por meio de questionários estruturados, foram coletados em janeiro de 2003 (referentes ao ano de 2002) e janeiro de 2018 (referentes ao ano 2017). Os resultados apontam que mudanças produtivas (incremento da produção de commodities e outros cultivos comerciais), demográficas (envelhecimento e diminuição do tamanho da família) e socioeconômicas (previdência e migrações urbanas) influenciam a prática da produção para autoconsumo. Embora presente em diferentes trajetórias familiares, ao longo dos anos, a produção para autoconsumo foi perdendo importância absoluta e relativa, ainda que respondendo por valores per capita expressivos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REVISTA NERA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.