Análise dos sistemas agroflorestais pelo índice espectral de vegetação em assentamento rural / Analysis of agroforestry systems by vegetation spectral index in rural settlement / Análisis de sistema agroforestal mediante el índice espectral de vegetación en un asentamiento rural
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-67552025289985Palavras-chave:
Sistemas Agroflorestais, Áreas protegidas, Serviços ecossistêmicos, Sensoriamento remotoResumo
Com a urgência na implementação de ações contrárias ao desmatamento e à fragmentação florestal, os sistemas agroflorestais (SAF) vêm ganhando destaque como medida para a recuperação e a conservação da biodiversidade e, consequentemente, os benefícios dos serviços ecossistêmicos. Para a avaliação e o monitoramento das paisagens degradadas em recuperação, os índices de vegetação, calculados com base em imagens multiespectrais, são comumente utilizados devido à sua capacidade de aferir propriedades qualitativas e quantitativas da cobertura vegetal. Assim, este trabalho aplica o NDVI - Índice de Vegetação por Diferença Normalizada com objetivo de analisar, durante o ano de 2022, a resposta vegetativa da cobertura vegetal do Assentamento Nova Esperança I, localizado no município de São José dos Campos - São Paulo, que apresenta experiências de SAF. Desta forma, verificou-se que as áreas florestadas e as parcelas com SAF apresentam o maior NDVI da área de estudo, bem como sofreram a menor redução do índice decorrente do estresse hídrico durante a estiagem. Os resultados obtidos sugerem que o SAF é resistente a variações pluviosidade, favorecendo a cobertura vegetal e que o método desenvolvido é uma ferramenta relevante na avaliação de sistemas agroflorestais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











