As dimensões do controle do capital no campo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.9582Resumo
O controle do território, entendido como um processo de domínio de terras, recursos e de relações sociais, é um processo histórico, porém, a partir do movimento da realidade e das dinâmicas multiescalares em interação, as formas nas quais o controle se expressa são recriadas e renovadas. O Estado é um dos agentes centrais neste processo, exercendo, muitas vezes, um papel contraditório, estrutural e conjuntural. Neste contexto, o objetivo desta apresentação é evidenciar as diferentes formas de controle do território - refletindo sobre o espaço agrário brasileiro - especialmente em um cenário no qual o governo federal atua com o objetivo de desmontar o aparato estatal para permitir o avanço do capital e de uma classe política, resultando em conflitos e conflitualidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-11-14 (2)
- 2022-09-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.