Precarização das condições de trabalho e escravidão contemporânea nos cafezais do Sul de Minas durante a pandemia da COVID-19 / The precariousness of working conditions and contemporary slavery in coffee plantations in the South of Minas during the COVID-19 pandemic / Precariedad de las condiciones de trabajo y esclavitud contemporánea en los cafetales del Sur de Minas durante la pandemia del COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.9194

Palavras-chave:

Trabalho escravo, cafeicultura, agronegócio, Minas Gerais.

Resumo

Embora a escravização de pessoas, legalmente, tenha sido erradicada no Brasil, infelizmente, ela permanece, seja na cidade ou no campo, em sua versão capitalista “contemporânea”. No caso da cafeicultura do Sul/Sudoeste de Minas, tanto a precarização do trabalho quanto escravidão contemporânea, ocorrem durante a colheita, principalmente com trabalhadores migrantes aliciados no Norte de Minas e no Nordeste do país, se mantiveram mesmo durante a pandemia da COVID-19. Nesse sentido, o presente artigo se propôs a analisar a precarização do trabalho, que leva a casos de escravização contemporânea dos apanhadores de café da mesorregião Sul/Sudoeste de Minas, a partir da ocorrência da pandemia da COVID-19. Além do referencial teórico e dados estatísticos, utilizou-se com procedimentos metodológicos a análise de reportagens publicadas sobre o assunto, durante o ano de 2021. Os resultados demonstraram que, apesar dos resgates realizados e das penalizações estabelecidas na pandemia, infelizmente, empregadores prosseguem escravizando trabalhadores em vulnerabilidade socioeconômica nos cafezais da região pela certeza da impunidade, pois as autuações são morosas e negociáveis, demonstrando que as penalizações devem se tornar mais incisivas para aqueles que escravizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucione Raimundo, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)-MG, possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado- MG e em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) - MG. Membra do GERES (Grupo de Estudos Regionais e Socioterritoriais) na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)- MG, tem atuado em pesquisas sobre Geografia Agrária, gênero e escravidão contemporâneo na cafeicultura da mesorregião sul/sudoeste de Minas Gerais.

Ana Rute do Vale, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Geografia [Licenciatura e Bacharelado], mestrado e doutorado em Geografia, todos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), campus de Rio Claro. Atualmente, é docente do curso de Geografia do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas, atuando na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Raimundo, G., & do Vale, A. R. (2023). Precarização das condições de trabalho e escravidão contemporânea nos cafezais do Sul de Minas durante a pandemia da COVID-19 / The precariousness of working conditions and contemporary slavery in coffee plantations in the South of Minas during the COVID-19 pandemic / Precariedad de las condiciones de trabajo y esclavitud contemporánea en los cafetales del Sur de Minas durante la pandemia del COVID-19. REVISTA NERA, 26(65). https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.9194

Edição

Seção

Artigo original