Novas estratégias político-espaciais em um Brasil polarizado: o estudo de caso da Feira Agroecológica da Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil) / New political-spatial strategies in a polarized brazil: the case study of Brasilia Ponta Norte agroecological street market (DF-Brazil) / Nuevas estrategias político-espaciales en un Brasil polarizado: el estudio de caso de la feria agroecológica de Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.9182Resumo
O contexto macropolítico brasileiro marcado por uma crescente polarização incentiva a criação de estratégias utilizadas pelos diferentes grupos e atores sociais para a expressão das suas posições político-partidárias. O objetivo deste artigo é analisar de que modo a criação da Feira Agroecológica da Ponta Norte no Distrito Federal pode ser considerada uma estratégia diferente de transformação de um espaço público em espaço político. A metodologia qualitativa utilizada na pesquisa envolve três universos de sujeitos: os organizadores, os produtores-comerciantes e os frequentadores, além de dados mapeados do pleito de 2018 das seções eleitorais. A pesquisa revelou que a feira rompe com supostas dicotomias urbano-rurais, além de ter sido responsável, inicialmente, pela construção de um espaço político, porém se territorializando enquanto processo espacial. Sua seleção espacial e sua existência hoje são dados fundamentais para entendê-la, carregando-a de sentido, além de condicioná-la e limitá-la politicamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.