MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS: RELAÇÕES DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DE JOVENS DO ASSENTAMENTO ROSELI NUNES, MT / Socioterritorial movements: relations of agroecological production of young people from the Roseli Nunes / MT Settlement / Movimientos socioterritoriales: relación de producción agroecológica de jóvenes del asentamiento Roseli Nunes/MT
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i61.9099Palavras-chave:
Assentamento, camponeses(as), juventude, movimentos socioterritoriais.Resumo
Resumo:
O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da atuação da juventude camponesa do Assentamento Roseli Nunes Mirassol D’Oeste, MT, que atua em grupo de produção agroecológica. O objetivo foi analisar como se articula a juventude camponesa para permanecer no campo, através de uma parcela da juventude do assentamento valendo-se da renda oriunda da produção agroecológica. Assim buscou-se compreender os trabalhos com agroecologia a partir das formações e reflexões da juventude camponesa nos diferentes espaços do assentamento. O desenvolvimento da metodologia ocorreu por meio de pesquisas campo. Esses grupos de jovens trabalham na perspectiva agroecológica, com autonomia necessária para se organizarem em seus territórios no cotidiano, acompanhando e melhorando todas as etapas, desde o plantio até a comercialização do que os assentados conseguem produzir.
Como citar este artigo:
RIBEIRO, Cristiane Gonçalves; DA SILVA, Renata Maria. Movimentos socioterritoriais: relações de produção agroecológica de jovens no assentamento Roseli Nunes, MT. Revista NERA, v. 24, n. 61, p. 138-161, Dossiê I ELAMSS, 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.