POLÍTICA CONTENCIOSA TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOTERRITORIAL: INTERAÇÕES E CONVERGÊNCIAS DESDE A AGROECOLOGIA / Contentious politics and socio-territorial development: interactions and convergences from agroecology / Política contenciosa territorial y desarrollo territorial: interacciones y convergencias desde la agroecología
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i61.9095Palavras-chave:
Reincrustação, desincrustação, camponeses, regime alimentar corporativo.Resumo
Resumo:
Neste artigo apresentamos o Desenvolvimento Socioterritorial (DS) como uma categoria de análise capaz de compreender as interações entre alguns processos que comumente são analisados em separado como a luta pela terra, na terra, os movimentos socioterritoriais e a transição agroecológica. Debatemos como o desenvolvimento socioterritorial apresenta-se enquanto uma ferramenta de análise comprometida com a leitura das transformações territoriais que resultam da convergência entre os princípios da agroecologia com os da luta política dos movimentos socioterritoriais. Discutimos o caráter subversivo da agroecologia, enquanto exemplo de Política Contenciosa Territorial (PCT), construída a partir de experiências agroecológicas camponesas. Advogamos que a agroecologia é um dos únicos sistemas produtivos que interpretado sobre a perspectiva teórica de Polanyi, oferece possibilidades de promover a “(re)embeddedness” (reincrustação) da “(dis)embeddedness” (desincrustação) da sociedade, pois permite desfazer ajustes espaço-temporais hegemônicos, impostos pela lógica do agronegócio e do regime alimentar corporativo.
Como citar este artigo:
SILVA, Anderson Antonio; SOBREIRO FILHO, José. Política Contenciosa Territorial e Desenvolvimento Socioterritorial: interações e convergências desde a agroecologia. Revista NERA, v. 24, n. 61, p. 36-60, Dossiê I ELAMSS, 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.