O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)

Autores

  • Evandro Neves
  • Heribert Schmitz

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i59.8738

Resumo

Este texto analisa o comportamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Sudeste do Pará e as suas repercussões no Assentamento 26 de Março, localizado no município de Marabá. As perguntas que nos auxiliaram foram: o Pronaf fortalece o seu público em nível local? Se sim, de que modo isso acontece? Se não, quais são as repercussões do seu comportamento em nível local e os caminhos a serem seguidos? Baseamo-nos em dados da Matriz de Referência do Banco Central do Brasil e no método do estudo de caso. Realizamos levantamento bibliográfico-documental e pesquisas de campo realizadas entre 2017 e 2018 com a realização de entrevistas e observação participante. Concluímos que o programa se comporta de modo limitado e seletivo e, por consequência, não contempla a diversidade social da agricultura familiar em nível local. Como resultado dessa tendência, efeitos negativos no âmbito social, ambiental e econômico são recorrentes no assentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Neves, E., & Schmitz, H. (2021). O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA). REVISTA NERA, (59), 88–108. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i59.8738

Edição

Seção

Artigo original