JUVENTUDE CAMPONESA NA LUTA PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CEARÁ, BRASIL / Peasant youth in the struggle for public education in Ceará, Brazil /Juventud campesina en la lucha por la educación pública en Ceará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i57.8505Palavras-chave:
Juventude, movimentos socioterritoriais, educação pública, universidade.Resumo
A juventude camponesa constituiu uma agenda de formação política, socioeconômica e cultural, com mobilizações de luta pelo acesso à terra, ao trabalho e à educação pública de qualidade, no campo e na cidade. O objetivo deste artigo é analisar o protagonismo da juventude sem-terra, no Ceará, no processo de democratização da universidade pública, a partir da prática política nos cursos de formação sobre a realidade brasileira para jovens do campo (2001 a 2019). Em tempos de ameaças aos movimentos socioterritoriais e à educação pública brasileira, o resgate da memória, estimulado ao longo dos períodos de formação, passa a ser um caminho de fortalecimento de outras leituras e projetos de desenvolvimento no país. A metodologia foi baseada na leitura de artigos referentes à temática, na observação participante, em entrevistas diretas e na coleta de matérias escritas em revistas, jornais e mídias sociais. O protagonismo da juventude tem-se configurado na constituição de uma agenda própria, desenvolvida por diferentes coletivos e eventos, como marchas, ocupações e jornadas de luta em defesa da terra e do território, da reforma agrária popular, da educação pública de qualidade e de um projeto de vida a favor da diversidade social no campo e na cidade.
Como citar este artigo:
OLIVEIRA, Alexandra Maria de. Juventude camponesa na luta pela educação pública no Ceará, Brasil. Revista NERA, v. 24, n. 57, p. 283-301, Dossiê I ELAMSS, 2021.
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