A ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES: TERRITÓRIO DE RESISTÊNCIA IMATERIAL DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS / The Florestan Fernandes National School: territory of immaterial resistance of socio-territorial movements / La Escuela Nacional Florestan Fernandes: territorio de resistencia inmaterial de los movimientos socio-territoriales
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i57.8501Palavras-chave:
Escola Nacional Florestan Fernandes, movimentos socioterritoriais, resistência.Resumo
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a importância que tem a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) enquanto um território de resistência imaterial dos movimentos socioterritoriais, sobretudo, camponeses da América Latina. A pesquisa na ENFF foi desenvolvida a partir de observação-participante e entrevistas, por meio de um questionário semiestruturado, com coordenadores, lideranças de movimentos sociais e militantes-estudantes da escola no período das duas pesquisas de campo: julho de 2010 e 2011. A ENFF tem como principal objetivo a formação de consciência crítica visando a construção de uma sociedade com igualdade social e sustentabilidade ambiental. Está localizada no município de Guararema, SP. Foi construída em regime de mutirão com o trabalho voluntário de militantes de todo o país. Funciona em regime de autogestão mantida por militantes de movimentos sociais e pela Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes.
Como citar este artigo:
CAMACHO, Rodrigo Simão. A Escola Nacional Florestan Fernandes: território de resistência imaterial dos movimentos socioterritoriais. Revista NERA, v. 24, n. 57, p. 185-209, Dossiê I ELAMSS, 2021.
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