UMA GEOGRAFIA (I)MATERIAL VOLTADA PARA A PRÁXIS TERRITORIAL POPULAR E DESCOLONIAL / A (im)material Geography focused on popular and decolonial territorial praxis / Una geografía (in)material centrada en la praxis territorial popular y decolonial
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i57.8497Palavras-chave:
Práxis, território, ciência popular, descolonial.Resumo
Neste texto, que resulta das nossas inquietações, pesquisas e colaborações dentro e fora da universidade, ilustramos importantes aspectos da nossa práxis territorial popular e descolonial, por meio de alguns dos resultados do nosso trabalho de pesquisa e cooperação realizado com camponeses de diferentes municípios do Sudoeste do Paraná (sujeitos individuais e/ou associados) e com cidadãos da periferia da cidade de Francisco Beltrão, trabalhando em equipes interdisciplinares e interinstitucionais e, especialmente, com os sujeitos “estudados” em cada projeto. Nós optamos por uma abordagem territorial e popular de pesquisa e de trabalho solidário, centrado na participação social, no diálogo e na integração de conhecimentos acadêmicos e populares, práxis que efetivamos em três projetos nos quais experimentamos alguns processos de desenvolvimento territorial, no campo e na cidade, numa perspectiva contra-hegemônica e descolonial.
Como citar este artigo:
SAQUET, Marcos. Uma Geografia (i)material voltada para a práxis territorial popular e descolonial. Revista NERA, v. 24, n. 57, p. 54-78, Dossiê I ELAMSS, 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.