MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS NA LUTA CONTRA ESTRANGEIRIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: O CASO DA LIGA NACIONAL DE CARPEROS NO PARAGUAI / Socio-territorial movements in the struggle against foreignization of the territory: the case of the Liga Nacional de Carperos in Paraguay / Movimientos socioterritoriales en la lucha contra la extranjerización del territorio: el caso de la Liga Nacional de Carperos en Paraguay

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i57.8496

Resumo

A estrangeirização corresponde ao controle do território, entendido na sua multidimensionalidade e multiescalaridade, pelo capital estrangeiro. Na América Latina o processo é histórico, bem como as resistências ao mesmo. O Paraguai, desde 1870, corresponde a um território formado para atender as necessidades de expansão do capital regional e, atualmente, estima-se que 35% do seu território esteja em posse de estrangeiros. Neste sentido, no Paraguai a luta pelo território é uma luta contra a estrangeirização. Este artigo tem como objetivo debater acerca de movimentos socioterritoriais considerados soberanistas, isto é, movimentos que atuam na luta contra a entrada do capital estrangeiro no território. Utilizamos como estudo de caso a Liga Nacional de Carperos (LNC), movimento criado em 2010 no Paraguai com o objetivo de recuperar a soberania. A LNC tem realizado importantes ações, atraindo a atenção não apenas nacional, mas também em âmbito internacional, visto que ocupa terras pertencentes a agentes estrangeiros. Assim, a LNC representa a recriação da luta pelo território no Paraguai.


Como citar este artigo: 

PEREIRA, Lorena Izá. Movimentos socioterritoriais na luta contra a estrangeirização do território: o caso da Liga Nacional de Carperos no Paraguai. Revista NERA, v. 24, n. 57, p. 79-103, Dossiê I ELAMSS, 2021.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Izá Pereira, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa, Paraíba

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Pesquisadora do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (IPPRI/UNESP).

OrcID: https://orcid.org/0000-0002-2352-1760

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

Izá Pereira, L. (2021). MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS NA LUTA CONTRA ESTRANGEIRIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: O CASO DA LIGA NACIONAL DE CARPEROS NO PARAGUAI / Socio-territorial movements in the struggle against foreignization of the territory: the case of the Liga Nacional de Carperos in Paraguay / Movimientos socioterritoriales en la lucha contra la extranjerización del territorio: el caso de la Liga Nacional de Carperos en Paraguay. REVISTA NERA, (57), 79–103. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i57.8496

Edição

Seção

ARTIGOS