A LEGALIZAÇÃO NEFASTA DOS VENENOS NO BRASIL: AGROTÓXICOS, SEMENTES TRANSGÊNICAS E RISCOS À SAÚDE / The nocive legalization of poisons in Brazil: pesticides, transgenic seeds and health risks / La legalización nociva de venenos en Brasil: pesticidas, semillas transgénicas y riesgos para la salud
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i60.8344Palavras-chave:
Desenvolvimento rural, legislação, veneno, doenças.Resumo
Parte-se do princípio da entrada do capital no campo, com o uso de agrotóxicos e das sementes transgênicas, a partir modernização da agricultura. Esse processo sendo um dos que auxiliou a legitimação da concentração fundiária, com a expropriação, sendo desigual e excludente e altamente danosa à saúde. No Brasil, a legislação e os governantes regulam e permitem uma política de incentivo ao aumento no uso de agrotóxicos e das sementes transgênicas, os quais, por consequência, infringem num acentuado número de casos de intoxicações, câncer, problemas respiratórios, reprodutivos, endócrinos, etc. Com isso, o artigo tem como objetivo apreender o processo de modernização da agricultura brasileira, compreendendo esse a partir do uso de agrotóxicos e destacando sua tipologia e os riscos à saúde e ao ambiente. Para isso, tem-se uma abordagem quantitativa, a partir de uma leitura crítica dos dados coletados junto aos órgãos fornecedores.
Como citar este artigo:
REGALA, Raisa Maria de Sousa. A legalização nefasta dos venenos no Brasil: agrotóxicos, sementes transgênicas e riscos à saúde. Revista NERA, v. 24, n. 60, p. 73-96, set.-dez., 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.