PROPULSORES DO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL / Propulsors of the socioeconomic development in the agrarian reform settlements in Brazil / Propulsores del desarrollo socioeconómico en asentamientos de reforma agraria en Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i60.8118Palavras-chave:
Desenvolvimento rural, razões de chance, percepção, avaliação de políticas públicas.Resumo
Apesar da política de assentamentos ter beneficiado cerca de um milhão de famílias desde 1985, são parcos os estudos que avaliam a sua implementação. Adicionalmente, existem lacunas na avaliação das próprias famílias sobre as suas situações de vida nos assentamentos. Este estudo procura identificar os fatores principais da política de implementação de assentamentos agrários que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico das famílias assentadas. Foram utilizados dados amostrais da “Pesquisa sobre Qualidade de Vida, Produção e Renda nos Assentamentos da Reforma Agrária” para elaborar, por meio de regressão logística, a relação entre o acesso a políticas públicas e a satisfação das famílias assentadas. Os resultados demonstram a existência de diferentes respostas em abrangências nacional e regionais, que podem ser exploradas para o desenvolvimento dos assentamentos. Os principais achados desta pesquisa estão relacionados ao impacto das políticas de apoio técnico, habitação e a relevância do fator tempo no aumento da satisfação das famílias.
Como citar este artigo:
LEITE, Acácio Zuniga; SAUER, Sérgio; BRASILEIRO, Bruno Portela; LOMBARDI, Araê Claudinei. Propulsores do desenvolvimento socioeconômico em assentamentos de reforma agrária no Brasil. Revista NERA, v. 24, n. 60, p. 48-72, set.-dez., 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.