OBTENÇÃO E TROCA DE SEMENTES CRIOULAS PELOS GUARDIÕES E GUARDIÃS DO TERRITÓRIO PROF. CORY/ANDRADINA (SP) E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS / Obtaining and exchanging Landraces by the guardians of Território Prof.Cory/Andradina (SP) and the role of public institutions / Obteniendo e intercambiando semillas criollas por los Guardianes del Território Prof. Cory/Andradina (SP) y el papel de las instituciones públicas
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i60.7955Palavras-chave:
Sementes crioulas, guardiões e guardiãs de sementes, agricultura familiar, agrobiodiversidade, extensão rural.Resumo
As sementes crioulas têm sido utilizadas pelos agricultores familiares como uma forma de ampliar sua autonomia produtiva e segurança alimentar, além de contribuírem para o fortalecimento da resistência e permanência na terra. As entidades de pesquisa e extensão rural podem ser grandes aliadas nessa questão. O presente trabalho buscou identificar como ocorre a obtenção e a troca dessas sementes entre os guardiões(ãs) nos assentamentos rurais do Território Prof. Cory/Andradina (SP); e o papel que as instituições públicas vêm exercendo nessa questão. Para tanto, foi aplicado um questionário semiaberto na forma de entrevista, junto a 55 guardiões(ãs), e entrevistados três profissionais de instituições públicas de pesquisa e extensão atuantes no Território. Verificou-se que os guardiões adquirem as sementes crioulas por doações, troca, herança e pela compra. Porém, a maioria encontra dificuldades para adquiri-las, sobretudo pela pouca oportunidade de interagirem entre si. Os projetos de conservação de sementes crioulas no Território são recentes e, embora dependam de apoio de políticas públicas, mostram-se promissores, no sentido de articular os guardiões(ãs) e reforçar essa estratégia do agricultor familiar para enfrentar contextos adversos.
Como citar este artigo:
SILVA, Débora Pavani; SANT’ANA, Antonio Lázaro. Obtenção e troca de sementes crioulas pelos Guardiões e Guardiãs do Território Prof. Cory/Andradina (SP) e o papel das instituições públicas. Revista NERA, v. 24, n. 60, p. 97-122, set.-dez., 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.