AGRICULTURA NO REGADIO DO BAIXO LIMPOPO, GAZA, MOÇAMBIQUE: UMA BREVE ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A TIPOLOGIA DOS AGRICULTORES / Agriculture in irrigation from the Lower Limpopo, Gaza, Mozambique: a brief analysis and reflection on the typology of Farmers / Agricultura en regadio do Baixo Limpopo, Gaza, Mozambique: breve análisis y reflexión sobre la tipología de los Agricultores
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i60.7853Palavras-chave:
Agricultura, tipologia de agricultores e regadio do Baixo Limpopo.Resumo
Este artigo buscou analisar e refletir sobre realidade agrária, especificamente da tipologia dos agricultores existentes na região do regadio do Baixo Limpopo, província de Gaza, Moçambique. Para alcançar aos objetivos preconizados, os procedimentos de pesquisa adotados foram fundamentados na abordagem sistêmica de cunho qualitativo e quantitativo. Atualmente, e com base na pesquisa realizada, identificou-se na região do regadio do Baixo Limpopo a existência de quatro (4) grandes tipos de agricultores, nomeadamente os Agricultores do Setor Familiar; Agricultores Autônomos; Agricultores Emergentes e Empresas Agrícolas Privadas. A diferenciação social dos agricultores do regadio do Baixo Limpopo pode ser explicada por pelo menos três condicionantes. A primeira delas é o acesso à terra, que determina as áreas exploráveis por unidade de produção familiar e, por conseguinte, a produção e o rendimento disponível da família. A segunda condicionante é o acesso aos meios de produção, a variável mais importante e que mais determina as diferenças observadas entre os agricultores. Por fim, mas não menos importante, é a capacidade de mobilização da força de trabalho dos agricultores locais.
Como citar este artigo:
ROSÁRIO, Nelson Maria. Agricultura no regadio do Baixo Limpopo, Gaza, Moçambique: uma breve análise e reflexão sobre a tipologia dos Agricultores. Revista NERA, v. 24, n. 60, p. 226-249, set.-dez., 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.