DO GLOBAL AO LOCAL: AS SINGULARIDADES DO CONTROLE DO TERRITÓRIO NO PARAGUAI/ From global to local: the singularities of territory control in Paraguay/ De lo global a lo local: las singularidades del control del territorio en Paraguay
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i55.7403Palavras-chave:
Controle do território, land grabbing, estrangeirização, América do Sul.Resumo
O capital historicamente tem utilizado a terra para garantir a sua acumulação. No século XXI, caracterizado por dinâmicas globais ímpares, a terra adquire um caráter cada vez mais mercadológico e é transformada em ativo financeiro. Essa corrida mundial por terras resulta no processo que entendemos enquanto controle do território. Diferente do que a maioria das pesquisas propagam, o controle do território não é único em todo o globo, pois é resultado de dinâmicas gerais (globais), particulares (nacionais/regionais) e singulares (locais) em interação. A partir do estudo de caso do Paraguai, o objetivo deste artigo é debater sobre as singularidades do controle do território no Paraguai, trazendo as dinâmicas e contradições deste processo para a discussão. Através do levantamento e sistematização de dados disponibilizados pelo MAG e CAPECO e informações coletadas em trabalhos de campo e por meio de entrevistas, identificamos diferentes singularidades na materialização do controle do território no Paraguai, tais como a presença incipiente do capital financeiro, extrema significância do capital regional e pequena atuação do capital chinês.
Como citar este artigo:
PEREIRA, Lorena Izá. Do global ao local: as singularidades do controle do território no Paraguai. Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 362-382, set.-dez., 2020.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.