O ACAMPAMENTO-TEKOHA LARANJEIRA ÑANDERU EM RIO BRILHANTE (MS): A ATUAL CONJUNTURA DOS CONFLITOS E DAS RESISTÊNCIAS/ The encampments-tekoha Laranjeira Ñanderu in Rio Brilhante (MS): The current conjuncture of conflicts and resistance
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i52.7193Palavras-chave:
Rio Brilhante, agronegócio, Laranjeira Ñanderu, Acampamento-tekoha, conflitosResumo
A situação das terras indígenas no estado do Mato Grosso do Sul (MS) vem sendo estudada por diversos autores em diferentes perspectivas analíticas envoltas de suas ciências. Assim, a ciência geográfica permite a partir da análise do território compreender os processos de territorialização-desterritorialização-reterritorialização indígena, que compõem um conjunto de ações históricas de (re)existências. Caso que não é diferente no acampamento-tekoha Laranjeira Ñanderu em Rio Brilhante (MS), onde por meio de suas cosmologias e ações de enfrentamento contra o agronegócio nacional e estrangeiro os indígenas Guarani-Kaiowá, tem resistido com o seu modo de ser, como pretendemos demostrar ao longo deste artigo.
Como citar este artigo:
BUSCIOLI, Lara Dalpério. O Acampamento-Tekoha Laranjeira Ñanderu em Rio Brilhante (MS): a atual conjuntura dos conflitos e das resistências. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 151-175, dossiê, 2020.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.