CONFLITOS TERRITORIAIS E RACIONALIDADES DIVERGENTES: CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA ESCOLAR PARA LUTA E (RE) EXISTÊNCIA DOS GUARANI E KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL / Territorial conflicts and divergent rationalities: school geography contributions to the fight and (re) existence of the Guarani and Kaiowá from Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i52.7191Palavras-chave:
Ensino de Geografia, localização, conflitos territoriaisResumo
Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre as possíveis contribuições da Geografia escolar enquanto elemento potencializador para reafirmação da identidade Guarani e Kaiowá, e, por conseguinte, para a luta pela retomada dos territórios por eles ocupados tradicionalmente. A partir de algumas narrativas míticas Guarani e Kaiowá, de relatos de mestres tradicionais e lideranças políticas destas etnias, em diálogo com conteúdos trabalhados pela Geografia escolar, apontamos as possibilidades desse conhecimento auxiliar os alunos das escolas indígenas na compreensão da situação de Reserva a que foram e/ou estão submetidos, bem como na importância da luta para retornar ao seu território.
Como citar este artigo:
SILVA, Solange Rodrigues; NUNES, Flaviane. Conflitos territoriais e racionalidades divergentes: contribuições da geografia escolar para luta e (re) existência dos Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 110-132, dossiê, 2020.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.