AS CONTRADIÇÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL NA LUTA PELO TERRITÓRIO DOS APANHADORES DE FLORES SEMPRE-VIVAS / ontradictions between cultural and natural heritage in the sempre-vivas flower harvesters territorial struggle / Las contradicciones del patrimonio cultural y natural en la lucha por el territorio de los recogedores de flores siemprevivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.7147

Palavras-chave:

território, conflitos, comunidades tradicionais

Resumo

Os povos e comunidades dos apanhadores de flores sempre-vivas tiveram em seu território diversos conflitos nas últimas décadas devido à implantação de unidades de conservação de uso restrito que sobrepuseram parte de suas terras. As relações e negociações políticas sempre foram feitas com muita dificuldade, tendo o Estado por muito tempo negado a condição de sujeitos de direito desses povos. Entretanto, o cenário foi alterado após o início de um diálogo e reconhecimento de suas práticas agrícolas a nível internacional. A partir do trabalho de campo com algumas famílias da comunidade da Mata dos Crioulos, Diamantina/MG, temos como objetivo elaborar uma reflexão em diálogo com a concepção marxiana de política para elucidarmos as transformações das relações das comunidades tradicionais e as lutas pela emancipação política e humana.

 

Como citar este artigo:

CERQUEIRA, Maria Clara Salim. As contradições do patrimônio cultural e natural na luta pelo território dos apanhadores de flores sempre-vivas. Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 72-92, jan.-abr., 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Salim Cerqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta Urbanista, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte. Pesquisa questões políticas da relação entre comunidades tradicionais e o Estado.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Cerqueira, M. C. S. (2021). AS CONTRADIÇÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL NA LUTA PELO TERRITÓRIO DOS APANHADORES DE FLORES SEMPRE-VIVAS / ontradictions between cultural and natural heritage in the sempre-vivas flower harvesters territorial struggle / Las contradicciones del patrimonio cultural y natural en la lucha por el territorio de los recogedores de flores siemprevivas. REVISTA NERA, (56), 72–92. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.7147

Edição

Seção

Artigo original