ZONEAMENTO TERRITORIAL PARA A CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE SÃO PAULO (ZTC): UMA PROPOSTA CRÍTICA AO ZONEAMENTO AGROAMBIENTAL PARA O SETOR SUCROALCOOLEIRO (ZAA) / Territorial Zoning for Sugarcane in the State of São Paulo (TZS): A critical proposal for the Agro-environmental Zoning of the Sugar-Alcohol Sector (ZAA) / Zonificación Territorial de la Caña de Azúcar en el estado de São Paulo (ZTC): Una propuesta crítica a el Zonificación Agroambiental para el Sector Zucroalcooleiro (ZAA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.6902

Palavras-chave:

Zoneamento, cana-de-açúcar, estado de São Paulo, território, desenvolvimento, agricultura familiar

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o Zoneamento Territorial para a Cana-de-açúcar no Estado de São Paulo (ZTC), que é uma contraproposta ao Zoneamento Agroambiental para o setor sucroalcooleiro (ZAA). Partiu-se da hipótese de que o ZAA serve apenas como instrumento para legitimar a expansão territorial do cultivo de cana-de-açúcar e do agronegócio canavieiro em detrimento da agricultura familiar, pois em sua elaboração não foi considerado a existência dos assentamentos rurais e da agricultura familiar.  Para a elaboração do ZTC, além dos dados referentes às características edafoclimáticas e de restrições ambientais, também utilizados pelo ZAA, inserimos dados referentes aos territórios dos assentamentos rurais e da agricultura familiar, ou seja, para a elaboração do ZTC consideramos a existência dos múltiplos territórios e a existência da Questão Agrária. Por fim, a partir do ZAA e do ZTC, analisamos a expansão da área plantada com cana-de-açúcar no Estado de São Paulo nos anos que compreende o período de 2003 a 2013.

 

Como citar este artigo:

GONÇALVES, Elienai Constantino. Zoneamento Territorial para a Cana-de-açúcar no estado de São Paulo (ZTC): Uma proposta crítica ao Zoneamento Agroambiental para o Setor Sucroalcooleiro (ZAA). Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 139-161, jan.-abr., 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Gonçalves, E. C. (2021). ZONEAMENTO TERRITORIAL PARA A CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE SÃO PAULO (ZTC): UMA PROPOSTA CRÍTICA AO ZONEAMENTO AGROAMBIENTAL PARA O SETOR SUCROALCOOLEIRO (ZAA) / Territorial Zoning for Sugarcane in the State of São Paulo (TZS): A critical proposal for the Agro-environmental Zoning of the Sugar-Alcohol Sector (ZAA) / Zonificación Territorial de la Caña de Azúcar en el estado de São Paulo (ZTC): Una propuesta crítica a el Zonificación Agroambiental para el Sector Zucroalcooleiro (ZAA). REVISTA NERA, (56), 139–161. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.6902

Edição

Seção

Artigo original