ZONEAMENTO TERRITORIAL PARA A CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE SÃO PAULO (ZTC): UMA PROPOSTA CRÍTICA AO ZONEAMENTO AGROAMBIENTAL PARA O SETOR SUCROALCOOLEIRO (ZAA) / Territorial Zoning for Sugarcane in the State of São Paulo (TZS): A critical proposal for the Agro-environmental Zoning of the Sugar-Alcohol Sector (ZAA) / Zonificación Territorial de la Caña de Azúcar en el estado de São Paulo (ZTC): Una propuesta crítica a el Zonificación Agroambiental para el Sector Zucroalcooleiro (ZAA)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.6902Palavras-chave:
Zoneamento, cana-de-açúcar, estado de São Paulo, território, desenvolvimento, agricultura familiarResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o Zoneamento Territorial para a Cana-de-açúcar no Estado de São Paulo (ZTC), que é uma contraproposta ao Zoneamento Agroambiental para o setor sucroalcooleiro (ZAA). Partiu-se da hipótese de que o ZAA serve apenas como instrumento para legitimar a expansão territorial do cultivo de cana-de-açúcar e do agronegócio canavieiro em detrimento da agricultura familiar, pois em sua elaboração não foi considerado a existência dos assentamentos rurais e da agricultura familiar. Para a elaboração do ZTC, além dos dados referentes às características edafoclimáticas e de restrições ambientais, também utilizados pelo ZAA, inserimos dados referentes aos territórios dos assentamentos rurais e da agricultura familiar, ou seja, para a elaboração do ZTC consideramos a existência dos múltiplos territórios e a existência da Questão Agrária. Por fim, a partir do ZAA e do ZTC, analisamos a expansão da área plantada com cana-de-açúcar no Estado de São Paulo nos anos que compreende o período de 2003 a 2013.
Como citar este artigo:
GONÇALVES, Elienai Constantino. Zoneamento Territorial para a Cana-de-açúcar no estado de São Paulo (ZTC): Uma proposta crítica ao Zoneamento Agroambiental para o Setor Sucroalcooleiro (ZAA). Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 139-161, jan.-abr., 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.