A LÓGICA DA REFORMA AGRÁRIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA ATANDER O CAPITAL / The logic of land reform in the Brazilian Amazon: a public policy to meet capital demands / La lógica de la reforma agraria en la Amazonía brasileña: una política pública para servir a la capital
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.6878Palavras-chave:
Política pública, reforma agrária, Estado, capitalismoResumo
O artigo discute sobre o processo histórico da questão agrária no Brasil, abordando a política agrária como processo de consolidação do capitalismo no campo, partindo do pressuposto econômico como determinação da dominação política e social. O objetivo é analisar os elementos que desencadearam a constituição das políticas agrárias na Amazônia brasileira, alinhadas ao modo de produção capitalista e à reforma agrária de mercado, alicerçada em políticas públicas pautadas na plataforma neoliberal para manutenção da estrutura do capitalismo no campo. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico no viés do materialismo histórico com teóricos que discutem a política de reforma agrária e o capitalismo, além do uso de dados estatísticos secundários. Os resultados evidenciam que o processo histórico agrário se consolidou nas bases do capitalismo dependente atendendo aos interesses do grande capital, fatores que contribuíram para sustentação da estrutura fundiária na Amazônia, cujo destaque é a concentração de terras, a exploração e a dominação.
Como citar este artigo:
FEITOSA, Osmiriz Lima; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. A lógica da reforma agrária na Amazônia brasileira: uma política pública para atender ao capital. Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 113-138, jan.-abr., 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.