OS MÚLTIPLOS TERRITÓRIOS DOS PESCADORES TRADICIONAIS DO LITORAL AMAZÔNICO BRASILEIRO: DA INVISIBILIDADE À NEGLIGÊNCIA / The multiple territories of traditional fishermen on the Brazilian amazon coastline: from invisibility to neglect / Les multiples territoires des pêcheurs traditionnels sur la côte amazonienne brésilienne: de l'invisibilité à la négligence

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.6572

Palavras-chave:

Zona Costeira Amazônica, territórios, Unidades de Conservação, Desenvolvimento sustentável, Pescadores tradicionais

Resumo

Nas últimas décadas, o crescimento populacional e a redução do isolamento têm promovido a intensificação dos processos antrópicos na Zona Costeira Amazônica, o que tem impactado tanto o modo de vida dos pescadores tradicionais, quanto a conservação ambiental deste importante ecossistema costeiro-marinho. O governo, com base nas orientações advindas dos fóruns internacionais, tem buscado garantir a sustentabilidade desta região, por meio da criação de unidades de conservação e planos de desenvolvimento. Contudo, diante da lacuna de conhecimento, em relação à real importância socioeconômica das práticas tradicionais e dos múltiplos territórios a serem conciliados, estes não tem possibilitado a devida participação social e a justa distribuição dos custos e benefícios da conservação ambiental, o que tem comprometido sua eficácia. Desta forma, a presente pesquisa visa, através do estudo de caso do litoral paraense e de uma abordagem qualitativa, pautada na contextualização histórica e teórica,  contribuir com a identificação dos múltiplos territórios tradicionais, assim como, dos interesses que carecem de mediação para não comprometer o modo de vida destas populações tradicionais e consequentemente, o almejado desenvolvimento sustentável.

 

Como citar este artigo:

MARÇAL, Alessandro Silva; MARÇAL, Cláudia Cristina Lima; ROCHA, Gilberto de Miranda. Os múltiplos territórios dos pescadores tradicionais do litoral amazônico brasileiro: da invisibilidade à negligência. Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 24-50, jan.-abr., 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Silva Marçal, Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Possui graduação em ENGENHARIA FLORESTAL pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004), Atualização Profissional em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006) e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2008) . Atualmente é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade lotado na RESEX Maracanã e mestrando do PPGEDAM/NUMA/UFPA. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase execução de Plano de Manejos Florestais Sustentáveis - PMFS e em Fomento do setor Agroflorestal, atuando principalmente com análise técnica econômica e financeira de projetos de fomento para o setor rural. Também possui experiencia na gestão de área protegidas Federais na Amazônia, com ênfase em fiscalização, Conselho Consultivo e Participativo, Plano de Manejo e Regularização Fundiária.

Cláudia Cristina Lima Marçal, Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Doutoranda em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia-PPGEDAM/NUMA/UFPA, mestre em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará (2017). Possui pós graduação lato sensu em Análise Ambiental pelo Centro Universitário UNA (2009). Graduou-se em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2008). Atualmente é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade lotada na RESEX Maracanã. Têm experiência na área de Ecologia, principalmente nos
seguintes temas: conservação, recursos pesqueiros e populações tradicionais.Também possui experiência na gestão de área protegidas Federais na Amazônia, com ênfase em Conselho Deliberativo, Plano de Manejo, Acordo de Gestão e Monitoramento de recursos aquáticos.

Gilberto de Miranda Rocha, Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999), pós - doutorado em Economia Dell´Ambiente e Dello Sviluppo (Università Degli Studi Roma Tre (Roma, Itália, 2014) e pós - doutorado em Ordenamento Territorial (Universite Paris 13NORD, Paris, 2015). Professor visitante da Université Paris 13 Nord (2010 e 2016) junto ao Centre d´Etudes et Recherche sur Action Locale (CERAL). Coordenador do Programa de Pós - Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA) no período entre 2006/2008. Diretor do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (2006/2009 e 2010/2013). Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, ocupante da cadeira número 22 - Jacques Huber. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará e Pesquisador Produtividade PQ 2 CNPQ. Tem experiência em Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenamento territorial, meio ambiente e desenvolvimento na Amazônia.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Marçal, A. S., Marçal, C. C. L., & Rocha, G. de M. (2021). OS MÚLTIPLOS TERRITÓRIOS DOS PESCADORES TRADICIONAIS DO LITORAL AMAZÔNICO BRASILEIRO: DA INVISIBILIDADE À NEGLIGÊNCIA / The multiple territories of traditional fishermen on the Brazilian amazon coastline: from invisibility to neglect / Les multiples territoires des pêcheurs traditionnels sur la côte amazonienne brésilienne: de l’invisibilité à la négligence. REVISTA NERA, (56), 24–50. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.6572

Edição

Seção

Artigo original