EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá

Autores

  • Roni Mayer Lomba Universidade Federal do Amapá
  • Josiane Pereira Cardoso Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.6568

Palavras-chave:

Método de educação do campo, desenvolvimento rural, desigualdade social

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de analisar as contribuições pedagógicas e socioeconômicas das seis Escolas Família Agrícola (EFAs) existentes no Amapá, utilizando como paralelo a metodologia da pedagogia da alternância e compreendendo seus resultados no desenvolvimento local e formação social. Entende-se a pedagogia da alternância como ferramenta importante para formação do aluno que convive diretamente com o rural interligando a realidade teórica com a prática e aprimorando seus saberes numa concepção holística e formação crítica. Foram realizadas entrevistas em campo, revisão bibliográfica e dados estatísticos a partir de uma abordagem quali-quantitativa. Conclui-se, resultante dos diversos problemas encontrados, que as EFAs contribuem na formação dos alunos e apesar de ser uma importante ferramenta pedagógica para educação rural, ela depende de interesse político e da comunidade envolvida, junto ao investimento e compreensão da realidade para galgar melhor formação profissional e promover avanços sociais.

 

Como citar este artigo:

LOMBA, Roni Mayer; CARDOSO, Josiane Pereira. Educação do campo e pedagogia da alternância: uma análise das Escolas Família Agrícola do Amapá. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 361-384, mai.-ago., 2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roni Mayer Lomba, Universidade Federal do Amapá

Graduação em Geografia (UFMS)

Mestrado em Geografia (UFMS)

Doutorado em Geografia (USP)

Docente dos Cursos de Geografia, Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Geogafia da Universidade Federal do Amapá

Josiane Pereira Cardoso, Universidade Federal do Amapá

Graduação em Pedagogia (IESAP)

Especialista em Metodologia do Ensino Superior 

Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIFAP)

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Lomba, R. M., & Cardoso, J. P. (2020). EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá. REVISTA NERA, (53), 361–384. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.6568

Edição

Seção

Artigo original