PRÉ-ASSENTAMENTO DOM TOMÁS BALDUÍNO NA REAFIRMAÇÃO E RECRIAÇÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL CAMPONESA/ Dom Tomás Balduino Pre-settlement in the reaffirmation and recreation of the peasant territorial identity/ Pre-asentamiento Don Tomás Balduino en la reafirmación y recreación de la identidad territorial campesina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.6512

Palavras-chave:

Luta pela terra, ocupação, campesinato, Formosa-GO

Resumo

Na história do Brasil, há determinados sujeitos negligenciados, alvo de preconceitos, que sofreram com mazelas que lhes foram impostas, dentre os quais o camponês, que, no entrave de diversas lutas, tem buscado o direito de ser e de pertencer a seu território. Este trabalho tem como objetivo apresentar a luta pela terra enquanto uma maneira de reafirmação e recriação da identidade territorial camponesa, que, nesse caso, é consolidada por meio da ocupação de terras. De modo específico, o estudo está voltado para as narrativas de luta do pré-assentamento Dom Tomás Balduíno, o qual está localizado no município de Formosa-GO. Por um lado, a pesquisa se embasa em contribuições de autores que contribuíram de forma significativa para a discussão do tema. Por outro, utiliza-se a história oral, que tem por base a vivência dos próprios camponeses. A observação em campo, aliada ao diálogo e entrevista com os pré-assentados, foi essencial para a construção deste trabalho, na medida em que possibilitou a compreensão de que a luta pela terra se caracteriza como uma das formas de materialização/consolidação da identidade territorial do camponês, luta esta que, além da conquista da terra, diz respeito também à dignidade dos sujeitos.

 

Como citar este artigo:

LIMA, Amanda Souza; SOUZA, Francilane Eulália de. Pré-assentamento Dom Tomás Balduíno na reafirmação e recriação da identidade territorial camponesa. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 315-334, mai.-ago., 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Souza Lima

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - campus Formosa, especialista em História, Narrativas e Identidades pela mesma Universidade. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa do Espaço Rural (GEPER).

Francilane Eulália de Souza

Doutora em Geografia pela UNESP - Presidente Prudente e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás Campus Formosa. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa do Espaço Rural (GEPER) e membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA).

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Lima, A. S., & de Souza, F. E. (2020). PRÉ-ASSENTAMENTO DOM TOMÁS BALDUÍNO NA REAFIRMAÇÃO E RECRIAÇÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL CAMPONESA/ Dom Tomás Balduino Pre-settlement in the reaffirmation and recreation of the peasant territorial identity/ Pre-asentamiento Don Tomás Balduino en la reafirmación y recreación de la identidad territorial campesina. REVISTA NERA, (53), 315–334. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.6512

Edição

Seção

Artigo original