PRÉ-ASSENTAMENTO DOM TOMÁS BALDUÍNO NA REAFIRMAÇÃO E RECRIAÇÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL CAMPONESA/ Dom Tomás Balduino Pre-settlement in the reaffirmation and recreation of the peasant territorial identity/ Pre-asentamiento Don Tomás Balduino en la reafirmación y recreación de la identidad territorial campesina
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.6512Palavras-chave:
Luta pela terra, ocupação, campesinato, Formosa-GOResumo
Na história do Brasil, há determinados sujeitos negligenciados, alvo de preconceitos, que sofreram com mazelas que lhes foram impostas, dentre os quais o camponês, que, no entrave de diversas lutas, tem buscado o direito de ser e de pertencer a seu território. Este trabalho tem como objetivo apresentar a luta pela terra enquanto uma maneira de reafirmação e recriação da identidade territorial camponesa, que, nesse caso, é consolidada por meio da ocupação de terras. De modo específico, o estudo está voltado para as narrativas de luta do pré-assentamento Dom Tomás Balduíno, o qual está localizado no município de Formosa-GO. Por um lado, a pesquisa se embasa em contribuições de autores que contribuíram de forma significativa para a discussão do tema. Por outro, utiliza-se a história oral, que tem por base a vivência dos próprios camponeses. A observação em campo, aliada ao diálogo e entrevista com os pré-assentados, foi essencial para a construção deste trabalho, na medida em que possibilitou a compreensão de que a luta pela terra se caracteriza como uma das formas de materialização/consolidação da identidade territorial do camponês, luta esta que, além da conquista da terra, diz respeito também à dignidade dos sujeitos.
Como citar este artigo:
LIMA, Amanda Souza; SOUZA, Francilane Eulália de. Pré-assentamento Dom Tomás Balduíno na reafirmação e recriação da identidade territorial camponesa. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 315-334, mai.-ago., 2020.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.