O PATRIARCADO NA AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA: REFLEXÕES A PARTIR DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL – RS/ Patriarchy in the Brazilian family farming: reflections from the municipality of São Lourenço do Sul – RS/ El patriarcado en la agricultura familiar brasileña: reflexiones a partir del municipio de São Lourenço do Sul – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6478

Palavras-chave:

Patriarcado, mulheres, agricultura familiar

Resumo

A pesquisa estuda o patriarcado e as consequentes desigualdades de gênero na estrutura da agricultura familiar brasileira, considerando as reflexões e os achados de autores (as) que pesquisaram a temática, bem como, os aportes obtidos através da pesquisa empírica realizada em São Lourenço do Sul, município localizado no sul do Rio Grande do Sul. Os dados empíricos baseiam-se em seis entrevistas em profundidade com agricultoras familiares e foram analisados a partir do cruzamento dos achados empíricos com os conceitos oriundos das teorias feministas: relações patriarcais de gênero, divisão sexual do trabalho e a agricultura familiar. Constatamos que o sistema patriarcal dita regras de comportamento para as mulheres e suas famílias, que incide, direta ou indiretamente, na vida das agricultoras ocasionando efeitos na vida privada, como a desigual divisão sexual do trabalho, que dificulta o acesso ao estudo e ao trabalho remunerado com conseqüências para o futuro das jovens agricultoras.

 

Como citar este artigo:

BUENO, Caroline Tapia; SILVA, Susana Maria Veleda da. O patriarcado na agricultura familiar brasileira: reflexões a partir do município de São Lourenço do Sul – RS. Revista NERA, v. 23, n. 51, p. 279-299, jan.-abr., 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Tapia Bueno, Doutoranda na Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (2015-2016). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2019), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq/FURG Núcleo de Análises Urbanas - NAU (www.nau.furg.br). Atualmente, cursa doutorado em Geografia na Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisa na área de Geografia Agrária, com ênfase em Agricultura Familiar, Trabalho e Gênero.

Susana Maria Veleda da Silva, Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande/RS.

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena (Universidade Federal do Rio Grande / FURG, 1987); mestrado em Sociologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS, 1999); doutorado em Geografia Humana (Universitat Autònoma de Barcelona / UAB, Espanha, 2004) e pós-doutorado (Universitat Autònoma de Barcelona / UAB, Espanha, 2012). Professora de Geografia no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisadora do Núcleo de Análises Urbanas (NAU/FURG). Pesquisadora do Grupo de Investigación de Geografía y Género da Universitat Autónoma de Barcelona/UAB. Representante da América Latina na Comissão de Geografia e Gênero da União Geográfica Internacional (UGI) no período 2008-2012. Tem experiência na área de Geografia humana, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e população com ênfase nas relações de gênero e nas Geografias feministas.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Tapia Bueno, C., & Veleda da Silva, S. M. (2020). O PATRIARCADO NA AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA: REFLEXÕES A PARTIR DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL – RS/ Patriarchy in the Brazilian family farming: reflections from the municipality of São Lourenço do Sul – RS/ El patriarcado en la agricultura familiar brasileña: reflexiones a partir del municipio de São Lourenço do Sul – RS. REVISTA NERA, (51), 279–299. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6478

Edição

Seção

Artigo original