A ORDEM DO DISCURSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO BRASILEIRO: A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ENUNCIADA EM ANÁLISE DOCUMENTAL/ The discourse order of Youth, Adult and Elderly Education in the Brazilian territory of Education: the professional qualification enunciated in document analysis/ El orden del discurso de la educación de jóvenes, adultos y ancianos en el territorio brasileño de la educación: la calificación profesional enunciada en el análisis de documentos
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6459Palavras-chave:
Discurso, educação de jovens, adultos e idosos, educação do campoResumo
A educação de jovens e adultos e, mais recentemente, idosos tem juridicamente ocupando espaços diferenciados. Assim sendo, o presente trabalho tem por finalidade mapear, escavar e descrever a ordem do discurso enunciado nos documentos brasileiro da educação de jovens, adultos e idosos para os camponeses, mais especificamente, nos documentos legais sobre as práticas pedagógicas específicas para contemplar a identidade a cultura dos camponeses. Metodologicamente é desenvolvido à luz de Michel Foucault (2008) por meio da TAD, (Teoria da Análise do Discurso), com o uso dos conceitos: discurso, prática discursiva, regularidade e dispersão. As escavações empreendidas na ordem discursiva possibilitaram constatar que os documentos legais abordam de forma restrita sobre a educação de jovens e adultos para os camponeses, evidenciando a camada discursiva da dispersão no cotidiano de muitas comunidades camponesas que não usufruem do direito a educação. Conclui-se, portanto que se faz necessário continuar o enfrentamento a favor do direito a educação, pois embora seja um direito constituído e constituinte legal, a educação não tem sido para todos, inclusive para os camponeses que habitam em lugares isolados da sociabilidade urbana.
Como citar este artigo:
MELO, Maria Aparecida Vieira de; SANTANA, Marcelo da Fonsêca; ALMEIDA, Ricardo Santos de. A ordem do discurso da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no território da Educação do campo brasileiro: a qualificação profissional enunciada em análise documental. Revista NERA, v. 23, n. 51, p. 328-344, jan.-abr., 2020.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.