A TERRITORIALIDADE DO CAPITAL NO CAMPO: AGRONEGÓCIO E USO CORPORATIVO DO TERRITÓRIO NO CEARÁ/ The territoriality of capital in the rural space: agribusiness and corporate use of territory in Ceará/ La territorialidad del capital en el campo: agronegocio y uso corporativo del territorio en Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.6016

Palavras-chave:

Agronegócio, agentes hegemônicos, uso corporativo do território

Resumo

Com a expansão do modelo produtivo do agronegócio no Ceará, observa-se a instalação de uma série de grandes empresas agrícolas e agroindustriais voltadas para a produção em larga escala de inúmeros gêneros agropecuários, contribuindo para a territorialização do capital no campo, ancorado na permanência do latifúndio e da monocultura, e favorecendo o acirrar das disputas territoriais e do uso corporativo do território. Nesse sentido, busca-se, com este artigo, discutir a territorialização do agronegócio no espaço agrário cearense, procurando evidenciar o uso corporativo do território pelas maiores empresas do setor, que estão entre as principais responsáveis por redefinir a dinâmica territorial e ampliar a desarticulação da agricultura camponesa, a exploração do trabalhador e da natureza, a concentração hídrica e fundiária, a injustiça e vulnerabilidade socioambiental, entre outros. Com isso, espera-se contribuir com a leitura da questão agrária do Ceará na contemporaneidade, que também passa pelo entendimento do uso do território pelos agentes hegemônicos do agronegócio.

 

Como citar este artigo:

CAVALCANTE, Leandro Vieira. A territorialidade do capital no campo: agronegócio e uso corporativo do território no Ceará. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 22-46, mai.-ago., 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando, Mestre e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Géographie des Pays Emergents et en Développement pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (PARIS 1). Pesquisador do NATERRA - Grupo de Pesquisa e Articulação Campo, Terra e Território (UECE/CNPq). 

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Cavalcante, L. V. (2020). A TERRITORIALIDADE DO CAPITAL NO CAMPO: AGRONEGÓCIO E USO CORPORATIVO DO TERRITÓRIO NO CEARÁ/ The territoriality of capital in the rural space: agribusiness and corporate use of territory in Ceará/ La territorialidad del capital en el campo: agronegocio y uso corporativo del territorio en Ceará. REVISTA NERA, (53), 22–46. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.6016

Edição

Seção

Artigo original