CIÊNCIA, TERRA E PODER: USO E APROPRIAÇÃO DAS TERRAS PÚBLICAS NO SUDOESTE PAULISTA/Science, land and power: use and territorial appropriation of the public land at the Southwest Paulista

Autores

  • Fernanda Aparecida Matheus UNESP/IPPRI ENFF MST
  • Carlos Alberto Feliciano UNESP/FCT

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v21i45.6013

Palavras-chave:

Terras Públicas, Desenvolvimento Territorial, Função Socioambiental

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de destacar alguns aspectos da pesquisa realizada na região Sudoeste Paulista, no período de novembro de 2015 a novembro de 2017, que resultou na dissertação de mestrado intitulada “ciência, terra e poder: uso e apropriação territorial da terra pública pelo capital no Sudoeste Paulista”. O foco das análises está voltado para a compreensão do processo de privatização da terra pública, como elemento primordial para a constituição da propriedade privada e da concentração fundiária no Brasil, fundamentando as bases do latifúndio e do agronegócio; para o debate sobre a função socioambiental da terra, de modo particular da terra pública e a necessidade de propor formas de destinação da terra pública, a partir da perspectiva de um projeto de desenvolvimento societário pautado pela justiça social, econômica e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Matheus, UNESP/IPPRI ENFF MST

Engenheira agrônoma. Especialista em Estudos Latino-americanos - UFJF/ENFF. Mestre em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - UNESP/IPPRI/ENFF. Militante do MST.

Carlos Alberto Feliciano, UNESP/FCT

Geógrafo. Mestre e doutor em Geografia. Credenciado nos programas de pós-graduação em Geografia da UNESP/FCT e Programa de Pós-graduação em Desenvlvimento Territorial na América Latina e Caribe - UNESP/IPPRI.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Matheus, F. A., & Feliciano, C. A. (2018). CIÊNCIA, TERRA E PODER: USO E APROPRIAÇÃO DAS TERRAS PÚBLICAS NO SUDOESTE PAULISTA/Science, land and power: use and territorial appropriation of the public land at the Southwest Paulista. REVISTA NERA, 21(45), 94–121. https://doi.org/10.47946/rnera.v21i45.6013