PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS MATERIALIZADAS EM TRÊS MESORREGIÕES DO ESTADO DE GOIÁS/Familiar agricultural production in Brazil: experiences materialized in three mesoregions of the state of Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5944

Palavras-chave:

Meio rural, produção agrícola, políticas públicas.

Resumo

A agricultura familiar realizada pelo pequeno produtor rural emerge como possibilidade e alternativa de produção, fortalecendo-se ante aos impactos econômicos, políticos e sociais decorrentes do processo de modernização conservadora inaugurado na década de 1950, efetivado nas décadas subsequentes em meio às necessidades de consumo de alimentos da sociedade contemporânea e substancialmente aprofundado em meio ao processo de globalização econômica capitalista. Nesse contexto, o presente estudo tem por universo de investigação o meio rural brasileiro e apresenta como objetivo inicial a possibilidade de contextualizar a importância da agricultura familiar no Brasil e, mais especificamente, discutir algumas experiências das atividades agrícolas familiares desenvolvidas por produtores rurais no estado de Goiás. Optamos por focalizar as nossas investigações na análise política e social de produção e reprodução da vida humana. Constatamos que a agricultura familiar constitui atividade produtiva estratégica de grande importância para a inserção, recuperação e manutenção do emprego em tempos de globalização, fundamental para assegurar a redistribuição de renda e para impulsionar um desenvolvimento que venha contribuir para a superação da atual crise social e econômica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação Rural pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutorando em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (PPGGC/UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR/UEG).

Magda Valéria Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (Instituto de Geografia/UFU). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (Instituto de Estudos Socioambientais/UFG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (PPGGC/UFG). Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Geografia, Ensino, Espaço Urbano e Ação (GEEUAÇÃO).

Downloads

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Santos, F. R., & Silva, M. V. (2019). PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS MATERIALIZADAS EM TRÊS MESORREGIÕES DO ESTADO DE GOIÁS/Familiar agricultural production in Brazil: experiences materialized in three mesoregions of the state of Goiás. REVISTA NERA, (49), 211–243. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5944

Edição

Seção

Artigo original